Anuncie

PF prende em Brasília advogado que vendia influência no STF e STJ


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (10) em Brasília, uma operação para prender um advogado que prometia influenciar decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), em troca de dinheiro. A ação foi batizada de Mercador de Fumaça e, além do mandado de prisão preventiva, cumpre dois mandados de busca e apreensão.

Segundo a PF, o Inquérito Policial, instaurado a partir de uma notícia-crime encaminhada pelo Conselho Nacional de Justiça, aponta que o investigado solicitava valores para influenciar no curso de processos pendentes de julgamento dos dois tribunais.

Foi apurado que o advogado teria cobrado a quantia R$ 2 milhões de um prefeito que havia sido afastado do cargo. Parte dos valores seria utilizada para o pagamento de assessores de ministros de tribunais superiores, para viabilizar uma decisão favorável que proporcionaria um rápido retorno do prefeito ao cargo.

O investigado será indiciado pelo crime de exploração de prestígio, que prevê pena de reclusão de 01 a 05 anos, com a causa de aumento de pena de 1/3. Por já ser réu em ação penal por prática de crimes semelhantes, acusado de “vender” ministros do Tribunal Superior Eleitoral, a Polícia Federal representou pela prisão preventiva.

De acordo com a PF, não há qualquer indício de participação de servidores públicos nos fatos investigados. O nome da operação se dá em razão dos crimes de tráfico de influência e exploração de prestígio serem conhecidos na prática forense como “venda de fumaça”.

10 nov 2017


Por Redação

Artigos Recentes

Claudia Rodrigues tem infecção no olho e corre risco de ficar cega

Claudia Rodrigues tem infecção no olho e corre risco de ficar cega

em Fama

Ela, que sofre de esclerose múltipla, está internada no hospital Albert Einsten, em São Paulo

Lula: 'Quero disputar com alguém com logotipo da Globo na testa'

Lula: 'Quero disputar com alguém com logotipo da Globo na testa'

em Política

Indireta mirou o apresentador Luciano Huck, ventilado como presidenciável para 2018

Procon fará atendimento para Black Friday a partir desta quinta

Procon fará atendimento para Black Friday a partir desta quinta

em Economia

A instituição também está fazendo monitoramento de preços de uma amostra de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas têm realmente o desconto anunciado

Anuncie