Moradores do DF Recebem Guarda-Chuvas Emprestados Pelo Metrô

Os guarda-chuvas que estão no ‘achados e perdidos’ dos terminais de metrô de Samambaia, Ceilândia Centro e Galeria serão emprestados aos passageiros que precisarem.

O “Projeto Guarda-Chuva Compartilhado” foi retomado pelo Metrô do Distrito Federal, devido às chuvas que assolam a capital. Esta campanha tem por finalidade de emprestar o objeto aos moradores que são atingidos pela mudança semanal de clima na região.

As estações de metrô que aderiram ao Projeto são: Terminal Samambaia, Ceilândia Centro e Galeria. A quantidade total de guarda-chuvas que foram esquecidos nas estações e que não foram resgatados pelos proprietários, é de 125.

De acordo com a diretriz do Metrô do Distrito Federal, o dono de qualquer objeto esquecido nas estações possui 6 meses para efetuar o resgate no Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (PCOAP), na Estação Galeria dos Estados.

Se porventura, o item não for buscado neste período, ele pode ser reciclado, descartado ou doado.

Esta campanha tem o apoio da Fábrica Social, na qual, é um programa desenvolvido pela Secretaria de Trabalho que tem por objetivo capacitar as pessoas para terem autonomia financeira e profissional. 

A gerente de Projetos Especiais, Letícia Divina afirma: “Queremos chamar a atenção para a necessidade de compartilhar o objeto. Ou seja, usar e depois devolver nas estações para que outros passageiros também possam se beneficiar”.

Projeto foi inspirado em filme de Charles Chaplin

A campanha que empresta guarda-chuvas nasceu de uma ideia da Maria de Lourdes Galvão, que atua como agente de estação por mais de 20 anos, no ‘achados e perdidos’.

De acordo com a profissional, guarda-chuvas é um dos itens mais esquecidos dentro dos vagões e das estações.

Maria pondera que: “As pessoas não voltam pra buscar e eu via muita gente esperando passar a chuva pra ir pra casa. Então, pensei em devolver ao usuário o que era dele”.

O projeto foi inspirado em uma cena do filme “Dia Chuvoso”, do personagem Carlitos, no qual, foi interpretado por Charles Chaplin.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Outras Notícias