Governador do DF Confirma Festa de Réveillon e Avalia Carnaval

Ibaneis Rocha disse que 5 regiões de Brasília vão ter atrações na festa de fim de ano. Contudo, o carnaval 2022 só será realizado caso a vacinação contra a Covid-19 avance.

Foi confirmada pelo Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a realização de algumas festas de réveillon este ano, em Brasília. Ele também ponderou que o carnaval do próximo ano só será realizado caso haja avanço da vacinação contra a Covid-19 no DF.

Em uma entrevista coletiva feita, nesta terça-feira (23, à imprensa a respeito da regularização dos condomínios no Lago Norte, Ibaneis admitiu estar contatando a Secretaria de Saúde “para fazer tudo com segurança e evitando grandes aglomerações”. Devido à pandemia, não tiveram festas das regiões públicas do DF, em 2020.

Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa, falou sobre mais uns detalhes a respeito das festas de Ano Novo e alegou que, o governo teve a decisão de “descentralizar” a comemoração, em 2021.

“A ideia é oferecer atrações em cinco regiões, incluindo a Esplanada dos Ministérios, para que muitas pessoas não precisem ir ao Plano Piloto”, comentou o secretário.

De acordo com Bartolomeu Rodrigues, vão ser “cinco grandes locais” para que “as pessoas se sintam bem e contempladas da mesma forma”. Afirmou dizendo: “vamos decidir qual região escolher e que tipo de atração colocar em cada uma delas”.

Carnaval sendo analisado

Ibaneis alegou que as festas de carnaval ocorrerão dependendo da vacinação da Covid-19, entretanto, não disse sobre a porcentagem mínima desejável.

O governador do DF disse: “Vem diminuindo a quantidade de pessoas vacinadas e vou levar tudo isso em consideração na hora de decidir (sobre o evento)”. Para ele, é possível que haja carnaval em 2022. 

Mas, em outubro deste ano, Bartolomeu disse que estava com os pés no chão e que não haveria festa nas ruas do DF em 2022.

Mas, o secretário da Cultura pondera que há duas possibilidades:

  • A 1ª possibilidade é criar um edital de R$ 3,9 milhões para que as escolas de samba e blocos tradicionais da capital tenham atividades de apoio.
  • A 2ª é ter o carnaval. Bartolomeu Rodrigues afirmou: “se houver condições, já temos um plano traçado, com recursos destinados para fomentar essas agremiações para que elas façam desfiles”.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Outras Notícias