Governador do DF Reclama da Baixa Procura Por Vacinação Contra Covid 19

No chamado ‘Dia D da vacinação’, o Distrito Federal vacinou com a 1ª dose um total de 2 mil pessoas, e com a 2ª dose, 7.100. Ibaneis Rocha, Governador da capital, afirmou que o resultado foi uma “grande decepção”.

Cidadãos do Distrito Federal com mais 57 anos começaram a receber a dose reforço da vacina contra a Covid-19, nesta segunda-feira (22). Vale ressaltar ela é indicada para as pessoas que tomaram a 2ª dose há, no mínimo, 5 meses.

Foi aplicada também a dose extra da vacina nos profissionais de saúde e nos imunossuprimidos.

A campanha feita pelo Ministério da Saúde denominada de “Dia D” da vacinação contra a Covid-19, no último sábado (20), teve baixa procura. Segundo a Secretaria de Saúde, 2.004 cidadãos tomaram a primeira dose, e 7.142 receberam a 2ª dose.

“Grande decepção” foi a frase dita pelo Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em relação ao resultado da campanha. O intuito era que o número de vacinados se aproximasse de 248 mil, que é a quantidade de habitantes da capital que ainda não tomaram a 1ª dose do imunizante.

“Não estou nada satisfeito. As pessoas deveriam ter a responsabilidade de se vacinar“, diz Ibaneis.

Ibaneis, na solenidade no STJ, neste segunda-feira (22), alegou que: “Não adianta tomar a primeira dose, então nós temos que buscar esse público pra vacinar pra que nós tenhamos um ciclo fechado, e pra que a gente possa avançar também nas demais medidas de abertura né”.

Completou dizendo: “Não estou nada satisfeito. As pessoas deveriam ter a responsabilidade de se vacinar. A gente precisa que a população tenha consciência, busque os postos de saúde, busque a vacinação pra que a gente realmente tenha condições de voltar à vida com normalidade”.

Novas idades para dose de reforço

Segundo Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, incluir novas idade para tomarem a dose extra depende que o Ministério da Saúde envie os lotes adicionais. Afirmou: “O DF está pronto para executar, desde que receba as doses”.

Aos cidadãos que optaram por tomar a Janssen, indicada aos moradores de rua, às pessoas que se encontram no cárcere e aos professores do DF, a dose de reforço vai ser a 2ª aplicação. Entretanto, o Governo do DF espera por novas remessas da vacina para que a campanha seja iniciada.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Outras Notícias