Ministério da Saúde do DF Aguarda Ordem Para Aplicar 3ª Dose de Vacina

Foi anunciado, nesta terça-feira (16), pelo Ministério da Saúde do DF, o aumento da campanha de vacinação contra a Covid-19 para maiores de 18 anos. Antes, a dose de reforço só poderia ser aplicada em idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e imunossuprimidos.

Após a anunciação do Ministério da Saúde a respeito da terceira dose da vacina que combate a Covid-19 para maiores de 18 anos, a Secretaria de Saúde do DF afirmou que espera pelas diretrizes do Governo Federal para começar a campanha para essa faixa etária. 

A afirmação aponta que: “continua alinhada ao Ministério da Saúde no que diz respeito às orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI)”.

Será informada, pela Secretaria de Saúde do DF, com antecedência qual a data, na qual, a campanha de vacinação iniciará.

No início desta terça-feira (16), o Ministério de Saúde anunciou que está liberada a aplicação da dose de reforço, para todas as pessoas que possuem 18 anos ou mais.

O órgão ponderou que há uma diminuição do tempo da dose de reforço de 6 meses para 5 meses, depois de ter tomado ou a dose única ou as duas doses.

Até antes deste anúncio, a dose extra poderia ser aplicada somente em pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidas e funcionários da saúde.

Segundo o Ministro Marcelo Queiroga, o anúncio foi realizado de acordo com estudos científicos. 

Ele afirma que: “Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a 2ª dose há mais de cinco meses. Acima de cinco meses da 2ª dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”.

Marcelo ainda explica que o Ministério de Saúde não divulgará um calendário por idades para a aplicação da dose reforço. Ainda ponderou que: “É preferencial que a dose adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer, mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Outras Notícias