Anuncie

Cientistas fazem computador quântico 'voltar no tempo'

Adicionar aos favoritos
15 março, 2019

ANSA - Um grupo de cientistas conseguiu restaurar um computador quântico público da International Business Machines (IBM) e fez com que o sistema "voltasse no tempo", retornando ao estado anterior em que se encontrava.

A pesquisa, liderada pelo Instituto de Física e Tecnologia de Moscou, foi publicada nesta quinta-feira (14) na revista "Scientific Reports"."Criamos artificialmente um estado que evolui em uma direção oposta à da flecha termodinâmica do tempo", explicou Gordey Lesovik, físico quântico líder da pesquisa.

Conduzido por pesquisadores de Lesovik e do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos, o estudo mostrou que cerca de 85% do estado anterior do computador quântico foi restaurado. O objetivo era reverter o tempo em um único elétron. Com isso, uma das leis da física foi violada para que o algoritmo criado alterasse o estado de desenvolvimento quântico de forma que ele começasse a voltar para trás, o que representa o tempo como uma flecha que só pode ir do passado para o futuro e nunca vice-versa. "Esse é um trabalho de uma série de estudos sobre a possibilidade de violar a segunda lei da termodinâmica", escreveram os cientistas, que fizeram o experimento em sistemas de dois e três qubits.

Graças a um programa especial, o computador rebobinou a fita do tempo em uma fração de segundo, retornando da desordem para a ordem. Em um computador formado apenas por dois qubits, o fenômeno ocorre em 85% dos casos, enquanto que o de três qubits, passa para 50%. De acordo com a pesquisa, "enquanto na natureza a conjugação complexa necessária para a reversão do tempo pode parecer exponencialmente improvável, pode-se projetar um algoritmo quântico que inclui conjugação complexa e, assim, inverter um dado estado quântico". A expectativa dos cientistas é que os resultados do estudo possam contribuir para ajudar outros pesquisadores da área a voltar no tempo.


Anuncie

Artigos Recentes

PM prende casal de traficantes com 30 quilos de maconha em Taguatinga Sul

PM prende casal de traficantes com 30 quilos de maconha em Taguatinga Sul

em Segurança, Brasília

Em nova ação de combate ao tráfico de drogas, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) conseguiu apreender, nesta segunda-feira (13), 30 quilos de maconha em Taguatinga Sul.

maio 13, 2019 Por Cristiano Lima

GDF divulga edital que vai privatizar o metrô

GDF divulga edital que vai privatizar o metrô

em Brasília, Economia

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), lançou na manhã desta segunda-feira (06), por meio do Diário Oficial, o edital que vai transferir a gestão do Metrô-DF para à inciativa privada.

maio 13, 2019 Por Cristiano Lima

DF Legal vai ampliar atuação dos fiscais

DF Legal vai ampliar atuação dos fiscais

em Brasília

Criação do órgão vai somar ações de fiscalização urbana ao planejamento para o desenvolvimento econômico das regiões administrativas

abril 25, 2019 Por Kennedy Medeiros

SOS DF promove melhorias no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina

SOS DF promove melhorias no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina

em Brasília

Instalação de blocos de meio-fio em ruas da comunidade rural vão ajudar no escoamento da rede pluvial

abril 25, 2019 Por Kennedy Medeiros

Anuncie