Anuncie

Impeachment de Gilmar Mendes chega ao Senado

Adicionar aos favoritos
14 março, 2019

O advogado Modesto Carvalhosa entregou nesta quinta-feira, 14, no Senado um pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, por crime de responsabilidade. O documento tem 150 páginas e anexos com outras 800 páginas.

Após entregar o pedido na Casa Legislativa, o professor se reuniu com os senadores Lasier Martins (Podemos-RS) e Álvaro Dias (Podemos-PR) e com o deputado Luiz Flávio Gomes (PSB-SP). No encontro, Modesto Carvalhosa declarou que espera que o ‘Senado agora possa acolher, não o pedido, mas acolher o processamento’.

“Possa livremente julgar que vale ou não vale”, afirmou. Durante a reunião, o professor relatou que este é o segundo pedido de impeachment contra Gilmar.

“Havíamos já, em abril do ano passado, ingressado com um pedido, mas esse pedido era o nono pedido. Havia outros pedidos de cassação”, contou.

“Esse pedido de abril do ano passado tinha um elenco de crimes de responsabilidade. Mas para o presidente do Senado de então, Eunício Oliveira (MDB-CE), em um despacho linear declarou que não havia fundamentos para o pedido. Tanto o nosso quantos os demais e arquivou.”

Luiz Flávio Gomes afirmou que ‘o povo nas urnas começou a limpeza na política’.

“Agora é hora do impeachment do ministro Gilmar Mendes para iniciar uma transformação positiva na Suprema Corte. Gilmar traficou a imparcialidade de juiz, isso degrada injustamente toda magistratura”, declarou.

Modesto Carvalhosa se reúne com senadores em 14 de março, após entregar pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes
Modesto Carvalhosa é bacharel e doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Carvalhosa. O documento é subscrito também pelo advogado Luís Carlos Crema e pelo desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo Laércio Laurelli.

De acordo com o pedido, ‘Gilmar Mendes incorreu na prática, por cinco vezes, do delito de proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa, crime de responsabilidade previsto no inciso 2 do art. 39 da Lei nº 1.079/1950’.

“Gilmar Mendes também incorreu na prática, por cinco vezes, do delito de proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decorro nas funções de ministro do Supremo Tribunal Federal, crime de responsabilidade”, afirmam os juristas.

Silêncio – Na semana passada, quando o professor Modesto Carvalhosa informou que entraria com um pedido de impeachment, o ministro declarou que não iria comentar.

“O gabinete ressalta, no entanto, que, conforme andamento processual do HC 167.727, a ordem de habeas corpus parcialmente concedida no dia 13/2/2019 a Paulo Vieira de Souza restringia-se à realização de diligências solicitadas pela defesa, com fins de efetivar o devido processo legal.

Em atenção à manifestação da PGR que chegou ao relator no dia 27/2/2019, e informações processuais em que a juíza responsável pela condução do processo na instância de origem noticiava que tais diligências já haviam sido realizadas ou estavam prejudicadas, a referida decisão foi reconsiderada pelo ministro no último dia 1/3/2019.”


Anuncie

Artigos Recentes

PM prende casal de traficantes com 30 quilos de maconha em Taguatinga Sul

PM prende casal de traficantes com 30 quilos de maconha em Taguatinga Sul

em Segurança, Brasília

Em nova ação de combate ao tráfico de drogas, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) conseguiu apreender, nesta segunda-feira (13), 30 quilos de maconha em Taguatinga Sul.

maio 13, 2019 Por Cristiano Lima

GDF divulga edital que vai privatizar o metrô

GDF divulga edital que vai privatizar o metrô

em Brasília, Economia

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), lançou na manhã desta segunda-feira (06), por meio do Diário Oficial, o edital que vai transferir a gestão do Metrô-DF para à inciativa privada.

maio 13, 2019 Por Cristiano Lima

Rodoviária do Plano Piloto ganha posto volante de vacinação

Rodoviária do Plano Piloto ganha posto volante de vacinação

em Brasília

Espaço reforçará a campanha contra a gripe até 31 de maio

abril 25, 2019 Por Kennedy Medeiros

SOS DF promove melhorias no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina

SOS DF promove melhorias no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina

em Brasília

Instalação de blocos de meio-fio em ruas da comunidade rural vão ajudar no escoamento da rede pluvial

abril 25, 2019 Por Kennedy Medeiros

Anuncie