Profissionais do Inep Denunciaram Falta de Comando Técnico na Programação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está marcado para o dia 21 de novembro. Servidores alegam que a Equipe de Treinamento, cuja, sua função é de prevenir e, se necessário, resolver problemas no dia da prova, não foi chamada.

Os funcionários do Inep, realizaram denúncias a respeito dos riscos de ocorrerem imprevistos, do decorrer da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, pelo qual, ocorrerá no dia 21 de novembro. De acordo com eles, a razão da denúncia é a “falta de comando técnico” da presidência do Inep.

Nesta quinta-feira (4), aconteceu um ato em frente ao edifício do Inep, no Distrito Federal, onde diversos profissionais denunciaram o “clima de insegurança e medo“, que a gestão atual promove.

Segundo relatos de servidores, por decisão unilateral e arbitrária, estão elaborando a aplicação do Exame sem a participação das Equipes de Incidentes e Resposta (ETIR). Vale ressaltar que a prova será aplicada daqui a 2 semanas.

Infelizmente, os manifestantes dizem que os técnicos, contratados pela Inep, não são ouvidos. A Associação dos Servidores (Assinep) relatou que enviará um boletim de denúncias a respeito dos problemas aos parlamentares federais.

Um dos servidores, que preferiu não se identificar, alega que: “São grandes operações, com centenas de participantes, que demandam uma resposta rápida no dia da aplicação da prova, para que você não prejudique o direito daquele participante”.

No Inep, há profissionais que foram contratados há mais de uma década. E, um deles explica que uma das funções da ETIR é de planejar a estratégia de ação, se ocorrer queda de energia em alguma unidade de aplicação do exame. “É uma operação centralizada, com comando e controle muito forte, e quem faz isso é essa equipe de tratamento de incidentes”, alega o servidor.

Um dos técnicos do Inep afirma: “O presidente do Inep está desmontando essa estrutura e é essa a gravidade que tem feito com que vários servidores fiquem apavorados”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Outras Notícias